Robert Snaidero

Nascido em Majano, na província de Udine, em 1948, Roberto Snaidero obteve um diploma em Economia e Comércio pela Università degli Studi de Trieste.

Ele iniciou sua carreira profissional em 1973 como presidente da Lamborghini Spa, fabricante de esquis e roupas esportivas.

De 1984 a 1991, como presidente e CEO, ele contribuiu para o sucesso da Abaco Spa de Tolmezzo (Udine), uma empresa que produz cozinhas modulares, a qual, graças a um plano estratégico de desenvolvimento, rapidamente alcançou uma posição de liderança em seu mercado de referência, ganhando também reconhecimento nos Estados Unidos. Durante três anos, a partir de 1991, ele foi membro do Comitê de Negócios da filial regional da Confindustria, atuando como porta-voz dos industriais da região de Friuli, e de 2002 a 2008 trabalhou na Confindustria nacional como membro do Conselho e do Conselho de Administração.

De 1996 a 2002, Roberto Snaidero foi presidente do Coordinamento Triveneto da Federlegno, e de 2002 a 2008 foi presidente da FederlegnoArredo nacional. Em 2008, ele foi nomeado para o Conselho Consultivo da Cosmit Spa (Milão) no comitê organizador do Salone del Mobile.

Roberto Snaidero foi membro do Conselho da Câmara de Comércio, Indústria e Artesanato de Udine, e membro do Comitê Presidencial da Confindustria Udine. Ele também integrou o Conselho Consultivo da Promosedia, empresa que promove a difusão internacional de produtos fabricados em Friuli, na área conhecida como o “Triângulo das Cadeiras”. Em 1997, ele fundou a Snaidero Engineering & Trading, Inc., da qual é presidente e CEO, com foco no setor de contratos para comunidades, mobiliário para casas de repouso e projetos completos de chave na mão para a cadeia produtiva do setor madeireiro, incluindo treinamento de pessoal e serviços de consultoria gerencial.

Ele também foi presidente do CATAS, um centro de pesquisa e laboratório de testes para o setor madeireiro e de móveis, que ganhou grande reconhecimento internacional. Ele foi membro do Conselho de Administração do ICE (Instituto para o Comércio Exterior) com sede em Roma. Em 2006, ele fundou, junto com seus filhos, a Erresse Invest Srl, uma empresa que atua no campo de investimentos financeiros. Desde 2008, ele é presidente honorário da Made Expo.

Ele foi membro do Conselho de Administração da CEI-BOIS Brussels (Federação Europeia da Madeira). Ele faz parte do Conselho de Administração do Comitato Leonardo.

Em 2011, ele foi reeleito presidente da FederlegnoArredo nacional e tornou-se membro do Conselho da Confindustria Nacional.

Desde outubro de 2012, ele é membro do Comitê Técnico de Internacionalização da Confindustria.

Desde outubro de 2014, ele é presidente do Salone del Mobile Milano.